18.7.06

LONGINES

A LONGINES foi pioneira em inúmeros avanços tecnológicos, tendo presença dominante na aeronáutica e na cronometragem esportiva, tudo isso sem deixar de confirmar ao mundo sua elegância. Afinal, o lema da marca é: nós simplesmente produzimos o EXCEPCIONAL.
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A história
A marca de relógios LONGINES foi oficialmente registrada por Ernest Francillon em 1880, juntamente com o seu tradicional logotipo (uma ampulheta alada). De acordo com o site oficial da marca, o nome deriva do local no qual a primeira fábrica da empresa foi construída em 1867: à margem direita do rio Suze perto de um lugar chamado Les Longines (que significa “campos longos e estreitos” no dialeto francês da região). Porém, a empresa adotava o nome de Comptoir Raiguel Jeune & Cie, uma pequena oficina relojoeira fundada por seu tio, Auguste Agassiz, juntamente com Florian Morel e Henri Raiguel, existindo desde 1832 na cidade de Saint-Imier na Suíça.
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Em uma época em que os relógios eram produzidos artesanalmente por relojoeiros, em suas casas, a LONGINES inovou ao criar uma oficina com uma completa linha de montagem. Desde a produção de seu primeiro relógio, em 1867, Francillon gravou uma ampulheta alada em todos os produtos da LONGINES. Em sua batalha contra falsificações, já em 1874 ele enviou sua primeira advertência a todos os clientes da marca. Foi então que no dia 19 de julho de 1880, às 11:00, ele registrou no Escritório Federal de Propriedade Intelectual, sob as patentes de número 118 e 119, a marca LONGINES e seu logo original. Em 1885, a LONGINES venceu seu primeiro Grand Prix em uma exposição internacional em Antuérpia. Em 1905 produziu o primeiro relógio mecânico de pulso. O sucesso é tamanho que, apenas quatorze anos depois, seu uso ultrapassa o dos relógios de bolso.
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Já em 1912 os relógios da marca começaram a perder sua silhueta redonda, para melhor explorar, e abusar, da geometria da elegância. Verdadeiramente revolucionários para o período, os modelos LONGINES retangulares e quadrados marcaram o início de um século de design de relógios de pulso. Nesta época, a marca LONGINES também se tornou conhecida em outra especialidade: a medição do tempo nos esportes. A marca fez história no mundo dos esportes ao introduzir o princípio de um cabo elétrico que, no início e ao final de uma corrida, ativava e parava o mecanismo de cronometragem. Ela foi desde então a cronometrista oficial de muitos eventos esportivos internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos de inverno e verão. A palavra de ordem era precisão. Portanto, não demorou muito para que a LONGINES começasse a produzir cronômetros de bordo, inicialmente para expedições ao Pólo Ártico. Logo em seguida, o time de pesquisadores da empresa começou a desenvolver também relógios para a aviação.
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Em 21 de maio de 1927, o “Espirit of St. Louis” pilotado por Charles Lindberg pousou em Le Bourget, na França, depois de 33 horas e 30 minutos de vôo. Esse tempo legendário, primeiro vôo transatlântico da história sem paradas sobre o Oceano Atlântico, foi oficialmente cronometrado pela LONGINES, e deu início a colaboração entre Lindberg e a marca, que a partir deste momento acabava de abrir as portas do céu, da aventura e do descobrimento.
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Dois anos mais tarde, o comandante Philipp Van Horn Weems, oficial da marinha norte-americana, apresentou uma patente bastante simples, e, no entanto revolucionária: permitia sincronizar o relógio, quase segundo a segundo com os sinais de rádio, bastando para isso rodar um anel circular com números graduados inscritos, colocado no exterior da caixa. A LONGINES, utilizando este invento, criou outro relógio legendário chamado “Weems Pilot Watch“. Em 1933, a marca apareceu pela primeira vez em um pódio de fórmula-1, e foi justamente no Grande Prêmio do Brasil. Em 1945, aparecem os primeiros relógios automáticos masculinos produzidos pela marca suíça: para dar corda bastava movimentar os braços. Neste ano, a LONGINES também venceu o 1º Prêmio do Observatório de Neuenburg na Suíça. E as inovações não param por aí: surgiu também o menor cronômetro eletrônico de bordo, o relógio cibernético - o LONGINES Ultra-Quartz -, e o relógio de pulso com mostrador de cristal líquido. Além disso, em 1956, a marca lançou no mercado o primeiro relógio automático feminino.
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Em 1979, os modelos “Feuille d"Ór” (“Folha de Ouro”) quebraram a barreira dos dois milímetros para tornarem-se os mais finos relógios do mundo com assombrosos 1,98 mm totais. O segredo era um movimento a quartzo totalmente integrado à caixa. Em 1984 a marca lançou o modelo “Conquest” com o movimento VHP (Very High Precision). Estes relógios, graças a um sistema de termo-compensação, eram 5 a 10 vezes mais precisos que um relógio a quartzo normal. Gradualmente a LONGINES especializou-se em cronógrafos, e sempre lutou contra o seu principal rival, a Omega, apresentando em 1988 um relógio que ainda hoje é considerado uma referência, o “Longines Conquest Fórmula 1“. A marca introduziu o famoso slogan “L’élégance du temps depuis 1832” (a elegância do tempo desde 1832) no ano de 1997.
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Dois anos mais tarde lançou a campanha denominada “Ellegance is an Attitude”, estrelada por ícones da elegância como Audrey Hepburn e Humphrey Bogart. No dia 19 de fevereiro de 2001 a LONGINES celebrou a marca de 30 milhões de relógios vendidos em sua história e lançou uma coleção comemorativa de 990 peças. Nunca modificada, continuamente usada, constantemente atualizada, a LONGINES ingressou no ano 2002 com elegância, lançando “Les Elégantes”, uma coleção comemorativa de três relógios-jóia clássicos, durante uma festa, celebrando 170 anos de elegância no Pavilhão Ledoyen, localizado na famosa Champs Elysées em Paris. Na mesma ocasião apresentou seus embaixadores da elegância: a atriz indiana Aishwarya Rai, a atriz italiana Chiara Muti, a atriz chinesa Carina Lau, o ator americano Billy Zane e o ator russo Oleg Menshikov.
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Atualmente a LONGINES continua pioneira em inovações e trabalha para garantir que seus relógios ofereçam uma combinação única de precisão e elegância. A marca tem grande presença na ginástica rítmica, ginástica artística, equitação, esqui na neve e tênis, além de estar presente nos mais decisivos momentos do esporte contemporâneo onde cada milésimo de segundo pode representar a glória.
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Os slogans
Elegance is na Attitude. (1999)
L’Elegance Du Temps Depuis 1832. (1997)
Longines times winners - winners choose Longines.
Сapture the classic spirit of Longines.

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Dados corporativos
● Origem:
Suíça
● Fundação:
1832
● Fundador:
Ernest Francillon
● Sede mundial:
Saint-Imier, Suíça
● Proprietário da marca:
Swatch Group
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman:
Nicolas Hayek
● CEO:
Nicolas Hayek Jr.
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
1.000
● Segmento: Relojoeiro
● Principais produtos:
Relógios e cronômetros esportivos
● Ícones:
A ampulheta alada
● Slogan: Elegance is na Attitude. (Elegância é uma atitude)
● Website:
www.longines.com
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A marca no mundo
A LONGINES, a marca registrada de relógios mais antiga do mundo e que atualmente pertence ao Swatch Group, comercializa seus relógios em mais de 100 países ao redor do mundo.
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Você sabia?
Relógios da marca LONGINES foram usados por muitas celebridades, incluindo Humphrey Bogart, Audrey Hepburn, Aishwarya Rai, Billy Zane e Harry Connick Jr.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 29/1/2010

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